segunda-feira, 22 de junho de 2015

Serra Dona Francisca é recanto de gastronomia e cultura alemã


Serra Dona Francisca foi aberta em 1858 (Foto: Prefeitura de Campo Alegre/Divulgação)Serra Dona Francisca foi aberta em 1858 (Foto: Prefeitura de Campo Alegre/Divulgação)

A Serra Dona Francisca, estrada que liga o Norte de Santa Catarina ao estado do Paraná, guarda parte do traçado original da estrada aberta em 1858, segundo informações passadas pela Prefeitura de Campo Alegre. Ao longo da estrada, os visitantes podem conhecer um pouco mais da gastronomia e da cultura alemã. De acordo com as informações da Prefeitura de Campo Alegre, as terras da região foram dadas como dote do casamento da princesa Francisca Carolina, irmã de Dom Pedro II, com o príncipe francês François Ferdinand Phillippe Louis Marie. A região, no Norte de Santa Catarina, foi colonizada por imigrantes europeus que construíram a estada para ligar Joinville e o Litoral de Santa Catarina com o planalto de Curitiba para escoamento da produção.

Estrada passa por São Bento do SulA rua começa no centro de Joinville e atravessa a cidade em direção ao Paraná. Ela corta a BR-101 e passa por Campo Alegre, São Bento do SulRio Negrinho e Mafra, seguindo até o município de Rio Negro, divisa do Paraná com Santa Catarina. Durante o trajeto é possível também ver espécies típicas da fauna e flora da Mata Atlântica. A Prefeitura de São Bento do Sul, uma das cidades que faz parte do roteiro, sugere alguns pontos de parada que guardam a tradição alemã na região, com destaque para a arquitetura e gastronomia típicas. Confira alguns dos locais sugeridos: 
Arquitetura 
Casa de arquitetura típica pode ser visualizada no caminho (Foto: Prefeitura de São Bento do Sul/divulgação)
Casa Schlagenhaufer pode ser visualizada no caminho (Foto:Prefeitura de São Bento do Sul/divulgação)Casa Schlagenhaufer pode ser visualizada no caminho (Foto: Prefeitura de São Bento do Sul/divulgação) Casa Eichendorf, Casa Neumann, Escola Km 80, Casa Schlagenhaufer, Escola Km 75 (Aracy Hansen), Casa Struck: unidades arquitetônicas tombadas pelo patrimônio histórico. As casas são utilizadas como residências e por isso estão disponíveis apenas para visitação externa.

Sítio Ponte de Pedra em São Bento do Sul (Foto: Prefeitura de São Bento do Sul/divulgação)
Sítio Ponte de Pedra em São Bento do Sul (Foto: Prefeitura de São Bento do Sul/divulgação) 
Estabelecimentos comerciais
Sítio Ponte de Pedra: localizado na divisa de São Bento do Sul e Campo Alegre, o local leva este nome devido a ponte construída no ano de 1884. O local também trabalha com refeições e café colonial para grupos mediante agendamento prévio. Telefones (47) 3626 2660 / 8845 2216. Sociedade de Cantores 25 de Junho – Sängerhalle: uma das mais antigas sociedades da região, fundada em 10/10/1881 abrigando e integrando os colonizadores e seus descendentes através da promoção de atividades culturais de canto, teatro e dança. Açougue Bela Aliança:  produtos mais procurados são o pão de carne, salsichas alemãs, salames de vários tipos, linguiça Blumenau e linguiça. Telefone (47) 3633 6869. Bar Donato Kobs: um dos primeiros estabelecimentos comerciais da Estrada Dona Francisca. Permite ao visitante experimentar uma volta ao passado. Horário de funcionamento de segunda-feira a sábado: 8h às 18h. Sitio 8 de Dezembro: Paiol adaptado para servir bufê de café colonial. Atendimento: segunda-feira a domingo, com reserva mínima de 10 pessoas. Telefone: (47) 3633-3928 e e-mail: cafecolonialdositio8dedezembro@hotmail.com. Artesanato Chácara Linzmeier: venda de roupas de tricô, toalhas, crochê, bordados, quadros, panos de prato pintados, sob encomenda. Telefone: (47) 3633 5485. Broth Haus: Café Colonial. Fones de Contato: (47) 3633 2822 - 9614 8334.

Nenhum comentário:

Postar um comentário